Publicado em: 16 jan 2017

Parlamentares da PB entram na disputa para ocupar posição de destaque no Congresso Nacional

Se os paraibanos que pleiteiam posição de destaque no Congresso Nacional obtiverem êxito nas suas articulações, 2017 será um ano em que a Paraíba estará representada em muitas discussões importantes e decisivas de Brasília. Três deputados federais são cotados para cargos no governo ou disputam a liderança do partido e cargo na Mesa Diretora da Casa. É o caso de Aguinaldo Ribeiro (PP), Efraim Filho (DEM) e Rômulo Gouveia (PSD), respectivamente. No Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB) pode ocupar a vice-presidência da Casa e Raimundo Lira (PMDB) a liderança do partido.

A disputa na Câmara, pelo menos ao que aparenta, é mais acirrada e dependente das decisões do presidente da República, Michel Temer (PMDB). Pelo menos é o caso de Aguinaldo Ribeiro, que ocupa atualmente a liderança do PP. Ele já foi cotado para o Ministério da Saúde e também está na “briga” pela presidência da Casa. A indicação dele para o ministério, inclusive, seria uma forma do Palácio do Planalto reeleger Rodrigo Maia (DEM) evitando um racha na base de apoio.

Rômulo Gouveia tem trabalhado para ocupar a segunda secretaria da Mesa Diretora da Câmara de Deputados. O parlamentar quer o espaço destinado ao PSD, que tem 40 deputados na Casa. Rômulo tem visitado os colegas em busca de apoio, como aconteceu no dia 5 deste mês, quando esteve no Rio Grande do Norte, conversando com o deputado Fábio Faria. Rômulo já foi vice-líder do PSD e chegou a ser cotado para assumir a liderança no final do ano passado.

Já o deputado Efraim Morais quer liderar os colegas de partido em 2017 e para isso disputa a vaga com os deputados Jorge Mudalen (SP) e José Carlos Aleluia (BA). O paraibano era vice-líder do partido em 2016 e aposta no trabalho realizado com a CPI dos Fundos de Pensão para vencer a disputa.

Senado – Depois de uma atuação importante na liderança do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima agora é cotado para a vice-presidência da Casa. Seu nome foi referendado pelo senador Paulo Roberto Bauer (PSDB-SC), que liderou a bancada tucana no segundo semestre de 2016. Ao Blog do Gordinho, Bauer declarou que a bancada tucana estaria bem representada através do paraibano.

Cássio afirma que a não haverá disputa e que só assumirá o cargo se for uma decisão consensual. A presidência do Senado deve ficar com o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que conta com o apoio dos tucanos. O PSDB ficará com a vice-presidência, já que tem a segunda maior bancada no Senado.

O senador Raimundo Lira também quer um “lugar ao sol” em 2017. O peemedebista conseguiu a titularidade do mandato por acaso, com a indicação de Vital do Rêgo para o Tribunal de Contas da União. Aos poucos, Lira foi ocupando espaços importantes, como a presidência da Comissão de Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Agora Lira quer a liderança do PMDB e embora tenha sido apontado pela mídia nacional como opção do governo para o Ministério do Planejamento, garante que não tem a intenção de trocar o Legislativo pelo Executivo.

Com Blog do  Gordinho



Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...