Publicado em: 11 jun 2019

Os animais mais perigosos do mundo: conheça o top 5

A Natureza é fabulosa e belíssima. Com o aumento da propaganda ecológica, os olhos pousados nesta são cada vez mais e a procura pelo natural começa, aos poucos, a tornar-se mais e mais visível.

Apesar de toda a sua beleza, no entanto, é inegável que, por entre o mundo natural, se escondem também alguns perigos.

Alguns dos animais que povoam as nossas florestas e oceanos podem, de facto, ser bastante perigosos, sendo necessário um grande nível de cautela no momento de entrar nos seus habitats ou de interagir com eles. 
Focando-nos nos oceanos e para garantir que conhece os animais mais perigosos do mundo aquático fomos, hoje, em busca das 5 espécies pelas quais deve ter respeito.

Venha saber quais são os 5 animais marinhos mais perigosos do nosso planeta.

1. Tubarão branco

Existem histórias de acidentes em mergulhos com tubarões e uma boa razão para que estas histórias existam. O tubarão branco, um dos maiores peixes do planeta, é um animal que se alimenta de mamíferos marinhos.
Por norma, o tubarão não ataca as pessoas por fome ou para se alimentar, mas por confusão, por se sentir ameaçado ou por mero acidente. Ainda assim, existem vários casos de ataques que resultaram em morte ou desmembramento humano. Entra, por isso, na lista dos animais marinhos mais perigosos dos nossos oceanos.

2. Peixe pedra

O peixe pedra é perigoso porque se trata de um peixe venenoso. Possuindo filamentos espinhosos, estes são facilmente confundidos com rochas e pisá-los pode ser mortal para um ser humano.

O veneno do peixe pedra é, pois, neurotóxico, fazendo, no imediato, com que se sintam sintomas como espasmos, vómitos, inchaço, dores de cabeça ou aumento da tensão arterial. Além disso, quando não é tratada com celeridade, a picada pode resultar em paragens cardíacas ou respiratórias ou paralisia muscular.

3. Medusa

As medusas, também conhecidas como alforrecas ou vespas do mar são um animal cuja picada é mortal para os humanos.

Apesar de não serem necessariamente agressivas, dada a letalidade do veneno que possuem, todos os anos existem relatos de pessoas que morrem, vítimas do contacto com medusas.

Este veneno age no sistema nervoso humano, e o resultado da picada, que se inicia com necrose cutânea, depressa leva à paragem cardíaca e à morte.

4. Cobra marinha

A cobra ou serpente marinha não é, também, um animal agressivo. Ainda assim, trata-se de um animal venenoso e que ataca quando se sente ameaçado, o que pode acontecer, com relativa facilidade, na presença humana.
O veneno da cobra marinha é até dez vezes mais forte do que o das cobras terrestres e pode provocar a morte devido às neurotoxinas libertadas no organismo.

5. Polvo de anéis azuis

O polvo de anéis azuis é um molusco muito perigoso dos nossos oceanos, justamente por, tal como as serpentes marinhas e as alforrecas, se tratar de um animal venenoso.

A picada deste polvo liberta um veneno neurotóxico para o qual não existe, até ao momento, nenhum antídoto conhecido.

O veneno presente num só destes animais bastaria para matar dezenas de pessoas.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...