Publicado em: 22 set 2018

Operação fiscaliza segurança e acessibilidade na balsa de Cabedelo

O Procon de Cabedelo, em parceria com a Defesa Civil, Vigilâncias Sanitária e Ambiental e Secretarias de Infraestrutura e Segurança realizou, nesta sexta-feira (21), uma operação ligada ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A ação, que foi acompanhada por integrantes da Associação de Mães, Pais e Pessoas com Deficiência de Cabedelo (Amapedec), focou nos itens de acessibilidade na empresa que realiza as travessias de pedestres e carros de Cabedelo para Lucena.

“Foram constatadas algumas irregularidades, a exemplo da ausência de sinalização em braille, falta de banheiros com as adaptações necessárias, área reservada para estacionar o carro durante o transporte, entre outras. Solicitamos, da empresa, a sinalização da área de embarque e desembarque de pedestres, com afixação de placas indicativas, além do treinamento adequado dos funcionários para que prestem o devido auxílio aos idosos e deficientes usuários do serviço”, ressaltou o secretário do Procon, Francinaldo de Oliveira.

G1 tentou contato com a empresa alvo da operação, mas as ligações não foram atendidas.

A operação teve por objetivo garantir os direitos e a segurança dos consumidores, em especial, as necessidades ligadas aos idosos e às pessoas com deficiência, usuários da Balsa de Cabedelo.

Na ocasião, foram inspecionados os equipamentos de acessibilidade na balsa, lancha e nos seus respectivos locais de espera, a exemplo de sinalização vertical e horizontal, adequações e condições de banheiros e demais instalações físicas. No tocante à segurança, foram verificados o acesso dos usuários aos coletes salva-vidas e extintores e ainda as condições de acesso e segurança do píer e da rampa dos referidos transportes.

As inadequações e irregularidades constatadas no píer da Lancha e nas rampas de acesso ao Ferryboat serão encaminhadas aos órgãos competentes do Governo Estado e da Marinha do Brasil, para que seja realizada uma reunião com a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan-PB), Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PB) e Capitania dos Portos.

O Procon Cabedelo informou, ainda, que vai intensificar esse tipo de inspeção, já que se aproxima a alta estação.

G1




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...