Publicado em: 11 abr 2014

Mutirão Dpvat realiza mais de 1.000 atendimentos e registra saldo superior a R$ 5 milhões em acordos

Mutirao_DPVAT_JP_Visita_pres_Fatima_B_09_04_14_-195

O esforço concentrado Dpvat realizou, até às 10h dessa quinta-feira (10), um total de 1.213 audiências, sendo que quase mil obtiveram acordos, um índice de 79%. Dessa forma, foi alcançada a marca de R$ 5.069.675,27 em pagamentos de indenizações, em três dias e uma manhã de atendimentos. Nesse 4º dia de evento já foram distribuídas 700 fichas, mas no último não haverá distribuição, devendo a equipe do mutirão atender, exclusivamente, os processos remanescentes.

O evento é uma realização do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de conflitos.

Apesar da publicação de uma pauta com 2.590 processos, uma semana antes do evento, muitas pessoas compareceram, acompanhados dos respectivos advogados, com processos que não estavam na pauta. “Isso gerou um certo desconforto e dificuldade em acomodar as pessoas, mas todos os casos foram atendidos, mesmo fora da pauta”, afirmou a juíza Graça Duarte, designada para atuar no mutirão homologando os acordos.

A convocação via Diário da Justiça Eletrônico continha a instância, a origem do juízo (Juizado Especial Cível ou Vara Comum), comarca, número do processo, ano da abertura do processo, nome do autor, advogado, réu (seguradora) e a data no qual a parte deveria comparecer à Associação dos Filhos de Itaporanga PB (Asfita), no Bessa, na Capital. Informação importante para evitar um agrupamento de pessoas, já que a previsão era de receber mais de 500 pessoas por dia.

Durante toda a semana, servidores, magistrados e conciliadores saíram às 22h30, embora o horário previsto seja das 8h às 18h (por ordem de chegada), com parada apenas para o almoço e lanche, que é servido no próprio local.

Com o mutirão, processos que estão na Justiça há seis, quatro ou três anos aguardando uma solução são resolvidos em um dia e a pessoa deve apenas aguardar os 45 dias para receber o dinheiro da indenização, por meio de um cheque nominal.

Agenda
Estão previstos para ocorrer, ainda este ano, os seguintes esforços concentrados: das empresas Santander e TIM/IESP (28 e 29 abril); fiscal de Campina Grande (05 a 16 de maio); DPVat de Patos (19 a 23 de Maio) e o mutirão DPVat da Comarca de Campina (01 a 05 de dezembro).

Por Gabriella Guedes




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...