Publicado em: 31 ago 2016

Moradores bloqueiam Josefa Taveira pela 2ª vez após morte de idoso atropelado em faixa exclusiva

Protesto Josefa Taveira_1 Protesto Josefa Taveira_2

Moradores e comerciantes do bairro de Mangabeira realizaram mais um protesto na manhã desta quarta-feira, 31, após a morte do idoso Orlando Tobias Rocha, 72, fato ocorrido na última segunda-feira, 29. Orlando foi atropelado quando se deslocava pela Avenida Josefa Taveira, principal via do Bairro, em sua bicicleta na faixa exclusiva de ônibus, que também é destinada à ciclovia.

Os moradores e comerciantes tocaram fogo em pneus e caixas de papelão, bloqueando totalmente o trânsito na Josefa Taveira. Eles reclamam que a implantação da faixa exclusiva não foi discutida com a população, não houve diálogo, muito menos planejamento. Os manifestantes informaram que vão acionar a Justiça para tentar cancelar a faixa exclusiva, já que não encontram diálogo com a Prefeitura da Capital.

“Com a criação da faixa, está muito perigoso caminhar com meu filho na calçada, porque os ônibus não respeitam o espaço e trafegam em alta velocidade. Teve uma audiência na Câmara Municipal que não resolveu nada, até que uma pessoa morreu. Quantas outras vão precisar morrer para que isso seja resolvido? Quem teve a ideia dessa faixa não mora, nem circula por essa avenida”, desabafou Roberto da Silva, morador do bairro.

A utilização da faixa exclusiva para ônibus e para ciclovia tem sido bastante criticada também por grupos de ciclistas e da sociedade civil em geral.

Na próxima sexta-feira, 31, o grupo ‘Massa Critica Paraíba’ realizará uma bicicletada em protesto contra a morte de Orlando Tobias e pediir o fim das mortes no trânsito em João Pessoa. A concentração acontecerá às 18h, na Praça da Paz, no Bancários.

 

 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...