Publicado em: 28 out 2015

Ministério Público pede arquivamento de processo contra padre de Pitimbu suspeito de abuso sexual

images

O padre Jailson Souto, que estava sendo acusado de abusar sexualmente de um adolescente na cidade de Pitimbu, no Litoral Sul a 68 km de João Pessoa, teve o pedido de arquivamento do processo efetivado pelo Ministério Público da Paraíba, através da promotora Cassiana Mendes, da Vara Criminal de Caaporã. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (27), pela advogada Laura Almeida, que faz a defesa do sacerdote.

“Dois pontos foram fundamentais para o pedido de arquivamento do processo criminal: carta divulgada pela suposta vítima e a ausência de provas testemunhais e documentais, que incriminassem o padre. O processo agora segue para o magistrado acatar a decisão da promotoria e encerrar de vez o caso, que já durava mais de um ano”, falou a advogada.

A defesa comentou ainda que o padre não guarda mágoas e disse que justiça foi feita. “Padre Jaildo falou que agora começa uma nova vida. Ele não tem mágoas de ninguém e tudo foi esclarecido, apesar todo processo ter sido doloroso para o padre”, disse Laura Almeida.

A partir de agora, o Tribunal Eclesiástico deverá decidir sobre o retorno das ordens ao padre. Caso isso aconteça, o sacerdote voltará a celebrar missas no estado. Atualmente o padre Jaildo está em um retiro de agradecimento e deverá retornar a João Pessoa depois do feriado de finados.

Enquanto isso, a posição da Igreja é de aguardar a conclusão do processo para ver o que vai acontecer com o padre Jaildo. Ainda segundo a assessoria, caso o padre volte a receber autorização para atuar, poderá não fazer mais parte da comunidade religiosa em Pitimbu.

“Desde que surgiram as denúncias o referido padre foi afastados das funções eclesiais, até para facilitar o processo de defesa dele. É isso que continua no momento, ele ainda segue afastado das funções até que o processo acabe. Vamos aguardar as análises internas, da Igreja, e do MPPB. Mesmo tendo de volta as funções, o padre poderá não retornar para Pitimbu e exercer a função em outra localidade”, disse a assessoria da Arquidiocese.

 

 

Leia matéria exclusiva do Portal do Litoral com carta do jovem pedindo perdão ao padre

Exclusivo! Jovem que acusou padre de Pitimbu por crime de pedofilia pede perdão e diz que foi coagido

 

 

Portal do Litoral 

Com Portal Correio

 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...