Publicado em: 12 mar 2020

HU de João Pessoa realiza ação educativa para marcar o Dia Mundial do Rim

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza uma ação educativa nesta quinta-feira (12) para marcar o Dia Mundial do Rim, que é comemorado na segunda quinta-feira de março desde 2006. As atividades ocorrerão das 7h às 17h, no estacionamento do ambulatório da instituição, com distribuição de panfletos e de água. A ideia é orientar os usuários sobre os cuidados com os rins e os fatores de risco para a doença renal

“O Dia Mundial do Rim foi idealizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), com o objetivo de reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo. No Brasil, a campanha é coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), explica Priscila Farias de Albuquerque Oliveira, chefe da Unidade do Sistema do Aparelho Urinário e coordenadora da ação no HULW.

Com o tema “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!”, a campanha busca orientar a população para a importância do rim bem como reduzir a ocorrência de problemas relacionados às doenças renais. Em todo o País, estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas sofram com a Doença Renal Crônica, o que representa 5% da população.

“No HULW, o evento vai contar com o apoio de funcionários da Endocrinologia e da Sala Vermelha (local onde é feito o atendimento emergencial a pacientes graves), mas a maioria dos envolvidos é da Unidade do Sistema do Aparelho Urinário, responsável pela realização do evento”, explica Priscila Oliveira.

Ela acrescenta que, para evitar a Doença Renal Crônica e manter a saúde dos rins, é necessário adotar alguns cuidados simples, mas que fazem a diferença:  beber muita água; reduzir o consumo de sal; fazer exame de creatinina; controlar diabetes e hipertensão; não fumar; limitar o consumo de álcool; e fazer exercícios físicos.

HEMODIÁLISE PARA PACIENTES INTERNADOS

O Hospital Universitário Lauro Wanderley é a única instituição pública da Paraíba com infraestrutura adequada para ofertar hemodiálise a pacientes agudos internados nas clínicas e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.

O número de sessões de hemodiálises realizadas no Hospital Universitário tem aumentado desde 2017, quando houve 551 registros. Passou para 1.369 em 2018 e 1.412 no ano passado. Em 2019, o HULW investiu na ampliação do serviço, com melhorias na estrutura física e na aquisição de equipamentos.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...