Publicado em: 19 fev 2020

HU de Campina Grande recebe a visita dos projetos Fios Encantados e Heróis Paraíba

Não é fácil ser criança e estar constantemente dentro de um hospital. Esse quadro se torna mais difícil para as crianças que chegam para fazer quimioterapia. Então, para tornar a vinda ao hospital mais leve e até divertida, o Hospital Universitário Alcides Carneiro, da UFCG e vinculado à Rede Ebserh, recebeu o projeto Fios Encantados juntamente com a equipe dos Heróis Paraíba.

Os dois projetos uniram forças para trazer alegria às crianças que passaram pelo hospital para realizar o tratamento na segunda (17) e terça-feira (18), além de visitarem os pacientes oncopediátricos que estavam internados. Com fantasias de super-heróis, eles entregaram as toucas de crochê confeccionadas pelo projeto Fios Encantados.

Mara Gisele Pereira, idealizadora do projeto Fios Encantados comentou sobre a alegria de fazer trabalhos voluntários e de ajudar ao próximo. “A satisfação é o estar presente, olho no olho, é conversar, é sentir, é mostrar que eles têm muito valor. É transmitir carinho e querer estar próximo. É um sentimento único”, explicou.

“Eu gostei muito de hoje! É um divertimento para eles, já que como eles fazem esse tratamento, não podem estar saindo muito por causa da imunidade. Hoje foi um dia muito bom para eles”, comentou Josefa Fernandes, avó da paciente Maria Jullianny.

Fios Encantados

O projeto foi idealizado pela corretora de móveis Maria Gisele Pereira, com o objetivo de confeccionar e doar toucas e perucas em lã antialérgica para crianças e adolescentes em tratamento de câncer.

A iniciativa começou em Jundiaí, São Paulo, mas, hoje em dia, as entregas são realizadas em vários hospitais do Brasil.

Heróis Paraíba

O grupo de Campina Grande foi criado por Sóstenes Vieira e visa levar um pouco do universo dos super-heróis para as crianças internadas, através das visitas dos voluntários que se fantasiam dos personagens Homem-Aranha, Homem de Ferro, Mulher Maravilha, Capitão América e Hulk.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...