Portal do Litoral PB
Publicado em: 16 jan 2020

Hospital Universitário promove palestra sobre inteligência artificial no apoio à decisão clínica

“Hospital Universitário 4.0: Inteligência Artificial no Apoio à Decisão Clínica” é o tema da palestra que será realizada nesta sexta-feira (17), no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A explanação começa às 8h30, no auditório Professor Lindbergh Farias, e é aberta a todos os colaboradores do hospital.

O evento é uma iniciativa conjunta da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), com o objetivo de levar conhecimentos sobre Inteligência Artificial (IA) aos colaboradores do HULW. A ação também visa a incitar o envolvimento de toda a equipe no sentido de apontar questões na instituição que possam ser resolvidas por meio de IA.

“A ideia é que possamos trabalhar alguns problemas do hospital com soluções de Inteligência Artificial, tanto envolvendo questões de gestão como assistenciais”, afirma Analyane Braga, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado. “Com essa palestra, esperamos clarear um pouco sobre o tema e trazer problemas, que não conseguimos resolver normalmente, para que o pessoal que trabalha com IA busque uma solução”.

A apresentação do tema será feita por Danilo Rangel, que é analista de Tecnologia da Informação no HULW. Ele tem graduação em Processamento de Dados (Asper), com especialização em Segurança da Informação (I2P) e mestrado em Informática (UFPB). Atualmente, também é doutorando em Modelos de Decisão em Saúde, com ênfase em Inteligência Artificial, e atua como docente na Uniesp.

“A proposta inicial é lançar os projetos que já estão em fase de planejamento e trabalhar com a possibilidade de, futuramente, deixar nosso hospital com a configuração 4.0, aliando-se às tecnologias mais atuais de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Big Data”, explica Danilo Rangel.

AUXÍLIO A TOMADAS DE DECISÃO

Durante a palestra, serão abordadas as principais aplicações da IA, especialmente na área de saúde, como ela pode integrar os processos de automação de hospitais, auxiliar no atendimento ao paciente bem como ampliar o conhecimento da equipe, facilitando algumas tomadas de decisão em relação à construção do diagnóstico do paciente. Além disso, será um momento de interação entre o Setor de Inovação Tecnológica do HULW e os colaboradores das áreas assistenciais e administrativas, visando a buscar a aplicação dessa ferramenta tecnológica no cotidiano do hospital.

Com esse propósito, o Hospital Universitário Lauro Wanderley está formalizando parcerias com pesquisadores da área de Tecnologia da Informação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Universidade Federal da Paraíba, além da incubadora de startups que funciona no HULW, por meio da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova-UFPB).

As soluções de IA desenvolvidas a partir dessas cooperações institucionais, posteriormente, também poderão ser adotadas por outros hospitais da Rede Ebserh.  “Vamos utilizar o nosso HU como laboratório, como um ambiente onde a gente possa desenvolver soluções que poderão ser compartilhadas com os outros hospitais da rede”, complementa Danilo Rangel.

Sobre a Rede Ebserh – Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB integra a Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...