Publicado em: 23 maio 2018

Familiares de alunos do município de Conde terão Educação Emocional e Social

Desde o inicio do ano letivo de 2018, os alunos, profissionais e toda a comunidade escolar do município de Conde estão trabalhando a metodologia de Educação Emocional e Social em sala de aula, por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação e a Organização Inteligência Relacional. Dando continuidade as atividades, nesta terça e quarta-feira (22 e 23/05), 50 pessoas estão participando da Formação Inicial para educadores socioemocionais, que serão responsáveis por multiplicar a metodologia com as famílias do município.

“Estamos em uma nova etapa da metodologia de Educação Social e Emocional em Conde. Vamos envolver os familiares neste processo e para isso, estamos trabalhando a capacitação com profissionais de outras secretarias e coordenadorias que compõem a gesto municipal, é um trabalho em conjunto que deve envolver todas as políticas públicas no enfrentamento à violência”, disse a Secretária de Educação, Cida Uchôa.

O desenvolvimento da Educação Emocional e Social nessa etapa visa possibilitar que os familiares dos estudantes, que já contam com atividades em sala de aula desde o início do ano, aprendam a repensar as relações dentro e fora de casa. Dessa forma, eles serão provocados sobre a importância do diálogo e da construção de uma autoestima saudável, usando o perdão como ferramenta de manutenção das relações. Assim, será possível uma convivência mais harmônica entre os envolvidos, criando uma Cultura de Paz.

A capacitação tem duração de oito horas, divididas em duas etapas, sendo uma de teoria, onde os participantes têm acesso ao material de apoio e a todo o embasamento necessário para o desenvolvimento dos encontros com os familiares e a segunda etapa, esta prática, onde são mostradas as formas de desenvolver os encontros e as abordagens das temáticas que a metodologia propõe.

Entre os envolvidos na formação, participam as Secretarias de Trabalho e Assistência Social, Educação e Saúde e as Coordenadorias do Orçamento Democrático, Mulheres, Juventudes e Diversidade Humana, além de lideranças comunitárias. Cada participante receberá como apoio um DVD com os capítulos e temáticas que serão trabalhados e um CD com acervo do educador socioemocional, composto de material complementar como apostilas, textos e apresentações PowerPoint.

Sobre a Educação Emocional e Social em Sala de Aula.

A Educação Emocional e Social é um processo educativo, regular e permanente, que busca desenvolver consciência, autonomia e regulação emocional. Com ela evitam-se situações de estresse, uso e abuso de álcool e drogas, depressão e violência por meio do desenvolvimento da concentração, da tolerância, da autoestima, do aprendizado de competências emocionais e habilidades para solução de conflitos. Tudo isso gera melhoria da relação com o outro e, consequentemente, uma sociedade mais pacífica.

Em 2017, a Educação Emocional e Social, inovação pedagógica que surge da confluência de diversos ramos do conhecimento como a Pedagogia, a Neurociência, a Psicologia e as Ciências Sociais, foi inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em três das dez diretrizes vigentes. A empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, alicerces da construção de uma Cultura de Paz e produtos da Educação Emocional e Social, aparecem como essenciais entre as competências gerais da BNCC.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...