Publicado em: 6 dez 2016

Equipe do projeto social Cia da Bola recebe homenagem pela atuação em Caaporã e Pitimbu

20161205_230608 20161205_235111 20161205_230638 dsc_0190 20161205_230608 20161205_230500 20161205_2351240

O evento “Troféu Destaques do Ano” no esporte paraibano, promovido pelo comunicador e árbitro internacional, Adenilson Maia Correia Lima, o “Professor União”, homenageou os treinadores Betinho, Betão e Yroldo Luiz, responsáveis pelo Projeto social Cia da Bola realizado nas cidades de Caaporã e Pitimbu.

A tradicional festa foi realizada nesta segunda-feira (05) em João Pessoa, e na ocasião os ex-atletas profissionais do futebol Betinho e Betão, formados em educação física, receberam as medalhas de Honra ao Mérito esportivo, já o professor Yroldo Luiz de Pitimbu, recebeu o troféu de reconhecimento pela contribuição ao esporte. O pitimbuense foi aluno do projeto e hoje atua como professor. Ele cursa educação física e vem se revelando um excelente treinador com muita dedicação.

O projeto Cia da Bola foi criado em 2002, no município de Caaporã, pela secretaria de esporte e lazer, e tinha um vínculo com o time do América de Caaporã, onde foram iniciados os trabalhos de inclusão sócio esportivo com 160 jovens, sendo crianças e adolescentes de 07 a 17 anos na modalidade de futebol de campo.  O trabalho tem como objetivo principal a socialização desses jovens, promovendo a inclusão de todos, já que a ideia é garantir a oportunidade de manter uma regularidade de treinamentos físicos, técnicos e aprimorando os fundamentos básicos do futebol.

A equipe do Projeto Cia da Bola é formada pelos ex-atletas profissionais Betinho (goleiro), Betão (lateral) e Yroldo (lateral) ambos com passagem nos clubes profissionais da Paraíba e Nordeste (Auto esporte, Botafogo, ASA e Murici/AL, Fortaleza e Icasa/CE).

Com a continuidade dos trabalhos, foram surgindo convites ao projeto para participar de campeonatos locais e regionais, como paraibano sub 15 e 17, copa SESC, copa Paraíba e copa Goiâna-PE.  E também surgiram outras necessidades sociais como, exames médicos, laboratoriais, dentistas e regulação de documentos como RG, CPF, Carteira profissional.  E o Projeto absorveu essas atribuições, fazendo toda logística para atender os alunos, desde o agendamento, marcação de consultas, exames, transportes e alimentação.

Outra preocupação fundamental dos professores é a questão escolar, os alunos precisam manter suas frequências, rendimentos escolares e notas dentro da média satisfatória.

Em 2007, o Professor Betinho percebeu que o projeto estava sendo frequentado por jovens da cidade vizinha, Pitimbu e começou a vislumbrar o mesmo trabalho para aquela localidade e que mesmo sem apoio financeiro na época, e com muitas dificuldades iniciou as atividades com aulas semanais.  A partir de 2013 o prefeito Leonardo Barbalho, através da prefeitura de Pitimbu abraçou o trabalho e deu condições para formar uma equipe de trabalho, melhorando a estrutura do projeto que vem promovendo o bem estar dos Jovens e adolescentes que frequentam as aulas.

Além de promover a socialização o trabalho tem outra função relevante que é a aproximação da família dos alunos com a equipe, pois os pais se envolvem com o trabalho, o que deixa a equipe segura contribuindo para uma sociedade mais igualitária. O projeto também desempenha a função de proporcionar a revelação de atletas para clubes profissionais da Paraíba e Brasil como Edson (ratinho) e Fernandes (Pitimbu), Carlos Caaporâ e Val Paraíba, Kenedy e Walber, esses são atletas que tiveram passagem no Projeto Cia da Bola e na categoria da base do América de Caaporã.

PERFIL DO TREINADOR BETINHO

Carlos Alberto (Betinho), nascido em João Pessoa no dia 11 de Outubro de 1969, foi atleta profissional durante 15 anos, jogando por clubes do Nordeste, como o Icasa, Botafogo e Auto Esporte. Hoje graduado em Educação Física com 3 filhos e casado desde 1985 com Josiane Soares.

Como goleiro foi campeão Paraibano e Cearense, participando de campanhas na Copa do Brasil e nos Campeonatos Brasileiros das séries C e B.

Como Preparador de Goleiros participou de duas Copas do Nordeste, três Copas São Paulo de Juniores e Copa Rio.

PERFIL DO TREINADOR BETÃO

Roberto Rodrigues Ferreira (Betão), nascido em Recife-PE, em 16 de abril de 1970, foi atleta profissional durante 15 anos, jogando por clubes do Nordeste como: Botafogo, Santa Cruz, Confiança de Sapé, Central de Caruaru, Fortaleza, Asa de Arapiraca, Porções da Bahia… Hoje é graduado em Educação Física e presbítero da igreja Deus É Fiel. Casado com a pastora Ângela Maria é pai de dois filhos.

Como lateral direito foi Bi-campeão paraibano e Campeão cearense, participando de campanhas na copa do Brasil e campeonatos das série C e B.

Em 2013 fez um estágio no clube do Mongi-Mirim em São Paulo como treinador do profissional Guto Ferreira, atualmente no Bahia e o treinador das divisão de Base João Burse, atualmente treinador de sub-20 do Palmeiras de SP.

Portal do Litoral 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...