Publicado em: 23 abr 2018

Equipe da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz promove oficina para os profissionais da educação de Conde

Os profissionais da educação do município de Conde, participam na próxima quarta-feira (25/04), da Oficina Pedagógica promovida pela equipe da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A oficina será realizada na Escola Municipal Noêmia Alves, é gratuita e destinada a professores dos ensinos fundamental e médio.

As oficinas pedagógicas da Olimpíada são atividades gratuitas de capacitação que abordam a temática “Saúde e Meio Ambiente nas Escolas” a partir das produções de textos, projetos de ciências e produções audiovisuais. O objetivo principal da capacitação é abrir um espaço de diálogo e troca entre os profissionais da educação e os pesquisadores da Fiocruz sobre como trabalhar com criatividade, os temas em saúde e meio ambiente nas salas de aula.

Para participar, os professores devem entrar em contato com a Coordenação Regional Nordeste I, por meio do telefone (81) 2101-2667, ou pelo e-mail olimpiada@cpqam.fiocruz.br

A pesquisadora Dra. Lurdinha Maia é uma das palestrantes do dia e vai ministras a oficina “A Importância da Educação no Processo de Saúde”. Lurdinha é paraibana, coordena a Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos e faz parte da equipe que realiza a pesquisa sobre a vacina da febre amarela, promovida pela Fiocruz em Conde, Caaporã e Alhandra, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Secretaria de Estado da Saúde e as prefeituras dos três municípios.

A médica ressalta o desafio da construção de uma agenda com os jovens, onde se trabalhe a prevenção de doenças por meio de vacinas, destacando as indicadas para a faixa etária, como a hepatite B, HPV, sarampo, caxumba e rubéola. “Sempre procuramos uma integração com a escola, que na construção do conhecimento, poderá nos ajudar a avançar na vacinação dos jovens”, disse.

A expectativa é que a oficina contribua para a reflexão sobre o tema entre os jovens dos ensinos fundamental e médio. “Vejo que a educação é o que vai fazer as pessoas serem protagonistas do seu destino e o professor tem participação fundamental para a construção da cidadania”, afirmou Lurdinha.

A Secretária de Educação, Cida Uchôa reforça a importância deste trabalho em conjunto com a Fiocruz. “Estamos trabalhando novamente em parceria com uma equipe que vai trazer bastante conhecimentos para nossos profissionais. Este é um trabalho muito importante realizado pela Fiocruz e o Conde mais uma vez é beneficiado com um projeto tão importante quanto este”, comemorou.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...