Publicado em: 21 set 2018

Dia D da campanha de vacinação antirrábica acontece neste sábado em Conde

A Prefeitura Municipal de Conde por meio da Secretaria de Saúde realiza neste sábado (22) o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. Durante todo o dia, as equipes do Departamento de Vigilância em Saúde estarão vacinando cães e gatos em três pontos de apoio: no Centro de Conde, na Praça Pedro Alves e em Jacumã e na Pousada, ao lado das Unidades Básicas de Saúde a partir das 08h e encerrando às 17h. A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, através da mordida ou arranhões de animais que estejam contagiados.

A campanha no município iniciou no dia 11 de setembro, com a vacinação acontecendo de forma itinerante em diversas comunidades da cidade. Após o dia D, as equipes continuarão o trabalho de vacinação nas comunidades até o dia 22 de outubro, dando encerramento a campanha.

Dayanne Christine, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde reforça a importância da vacinação dos cães e gatos. “A vacinação é uma proteção não apenas para o animal, mas para as pessoas também, pois a partir do momento em que ele tem a doença, pode ser transmitida para as pessoas, por meio de mordidas e arranhões. Começamos com a vacinação itinerante, estamos realizando o dia D no sábado e até o final de outubro a vacinação dos cães e gatos continua”, disse.

Na hora da vacinação, é necessário que os gatos estejam em caixas de transporte apropriadas e os cães com coleiras e guia. No caso de o animal estar estressado ou agressivo é importante que seja feito o uso da focinheira.

A meta da campanha de vacinação é imunizar 80% da população de cães e gatos do município de Conde.

A Raiva:

É uma doença infecciosa aguda, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhões, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais portadores do vírus. A transmissão ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo.

A doença atinge o sistema nervoso central e a taxa de óbito das pessoas que adquirem a doença é de quase 100%. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença e a única forma de evita-la é através da vacinação, que não apresenta contraindicação.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...