Publicado em: 22 out 2013

Cursos do Pronatec iniciam as aluas nos Presídios de Guarabira e Campina Grande, nesta segunda-feira (21)

1382385454778-cursoPara celebrar o inicio de mais três cursos de qualificação profissional, nesta segunda-feira (21), em três unidades prisionais de Guarabira e Campina Grande, a Gerência Executiva de Ressocialização (GER) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) promoveu na última quinta-feira (17), a aula inaugural dos cursos de assistente de cozinheiro, garçom e cabeleireiro, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a Seap nas cidades de Guarabira e Campina Grande. Os cursos têm duração de 50 dias e carga horária de 200 horas e são ministrados por orientadores ligados à Supervisão Pedagógica do Senac.

O Secretário Wallber Virgolino comemorou o inicio do projeto. “Cada vez que damos inicio a uma atividade de ressocialização em qualquer unidade prisional do estado eu vibro bastante, pois na minha concepção é mais um passo importante no trabalho que estamos desenvolvendo no sentido de minorar a reincidência ao mundo do crime, no sentido de dar oportunidade às pessoas que se encontram atualmente em situação de cárcere, de poderem refletir sobre o ato ilícito que cometeram, e ainda poder ter uma profissão, e com isso, ganhar a vida de forma dignifica”.

Ziza Maia ressaltou a importância do Pronatec para os beneficiados. “Vocês estão tendo a oportunidade de participar de cursos de excelência na atividade profissionalizante, o que vai proporcionar a vocês a capacitação profissional e consequentemente, aumentar significativamente as chances de vocês, ao saírem, de serem inseridos no mercado de trabalho, seja como funcionários de alguma empresa ou até mesmo como empreendedores, ou seja, donos do próprio negócio”.

Guarabira – No Presídio Padrão João Bosco Carneiro, em Guarabira, será ministrado o Curso de Auxiliar de Cozinha. O curso tem 200 horas de duração e acontece no período de 50 dias, dividido em aulas teóricas e práticas e vai beneficiar 15 reclusos do Presídio Padrão e 5 do Presídio Regional Vicente Claudino de Pontes. Estiveram presentes na aula inaugural, a Gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, a Supervisora da Unidade Móvel do Senac, Aurycelle Rodrigues Santa Rosa, O Coordenador do Programa Cidadania é Liberdade, Marconi Amorim, o Subgerente de Programas e projetos da Seap, Arivladmir Cardoso, a Supervisora Pedagógica da unidade móvel do Senac, Aucyelle Rodrigues, a orientadora Mariluce Paiva, o Diretor da unidade, Williamilton José e o Diretor do Presídio Regional Vicente Claudino, Marcelo Belota.

Campina Grande – Na Penitenciária Feminina de Campina Grande, onde acontece o curso de cabeleireira para 20 mulheres e na Penitenciária Regional de Campina Grande Raimundo Asfora, mais conhecido como Serrotão, está sendo oferecido o curso de garçom para 20 homens. A aula inaugural aconteceu no Auditório do Campus Universitário Avançado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com a presença dos integrantes da Seap, Ziza Maia, Marconi Amorim , a Coordenadora do campus universitário avançado do Serrtotão, Professora Aparecida Carneiro, A diretora da Penitenciária Feminina Alinne Cardoso, a diretora adjunta da unidade, Silnara Araujo, O diretor adjunto do Serrotão, Queirós e Coordenador Regional de Ressocialização de Campina Grande Clovis Brasileiro, além de professores e convidados.

Na sua fala, a professora Aparecida Carneiro disse que todas instituições envolvidas e os participantes estavam de parabéns pelo empenho no processo de implementação dos cursos e adiante, salientou. “Estes cursos devem ser encarados como um novo momento nas suas vidas, porque nós acreditamos em iniciativas como estas e temos a certeza que muita coisa boa ainda vai acontecer, este passo é só o começo”.

O Coordenador do Programa Cidadania é Liberdade, Marconi Amorim, pontuou. “Educar a população prisional é um passo para diminuir a violência. Com esse programa, o Estado da Paraíba atua na melhoria das condições de vida dos apenados e dá mais oportunidades para sua reinserção social”.

Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...