Publicado em: 13 dez 2017

Cruz do Espírito Santo realiza 1ª Oficina de Robótica da história e atividades despertam criatividades nos alunos

Despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela robótica. Esse é um dos objetivos da 1ª oficina de robótica educacional no município de Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana de João Pessoa. O evento termina na próxima sexta-feira (15).  Além de usarem a criatividade e agilidade, a nova experiência oportuniza os estudantes a aprenderem mais sobre matemática, física, programação elétrica, entre outros.

A iniciativa partiu do prefeito Pedro Gomes, o Pedrito, após visitar um evento de robótica. Ao retornar para o município, o gestor colocou em prática a ideia, que deu certo. Inicialmente, o projeto acontece na Escola Municipal Renato Ribeiro Coutinho onde 40 alunos participam das atividades, mas as ações serão expandidas para outras unidades municipais em 2018.

“Estamos realizando a 1ª oficina desde a segunda (11) e o nosso objetivo é formar a primeira turma de monitores de robótica. Participam nessa etapa 40 alunos de várias séries. Para 2018, a Secretaria de Educação está planejando o plano de ação de robótica para a rede municipal com investimento inicial na aquisição de kits de robótica. Tudo esse material comprados com recursos próprios. Está sendo uma experiência ímpar e gratificante em assistir e presenciar a empolgação e empenho dos alunos”, disse o professor Thales Albuquerque de Araújo, coordenador de Robótica Educacional.

Na oficina, os alunos construíram o robô zero, usina eólica, formas geométricas e o primeiro robô. Durante uma semana de atividade, os estudantes vão aprender a história da robótica, relação da força e velocidade e energia eólica.

Para o prefeito Pedrito, a robótica pode ajudar no aprendizado como um todo, por ser uma ferramenta multidisciplinar. Por meio da robótica as crianças desenvolvem habilidades como raciocínio lógico, noções de design, capacidade de solucionar problemas, facilidade de trabalhar em equipe, aumentam o senso crítico, aprendem a integração de disciplinas (física e matemática, principalmente), além de despertar a criatividade, autonomia, responsabilidade e uma postura empreendedora.

“A robótica permite até contato com metodologias de pesquisas científicas. São tantos benefícios que em 2018 vamos expandir a oficina para outras escolas do município. Nesse primeiro momento apenas a escola Renato Ribeiro Coutinho está realizando uma semana de atividades, mas vamos trabalhar para expandir para todas as unidades municipais. As estudantes nos surpreenderam porque eles ficaram tão apaixonados pela oficina que elas zelam pelas peças, tomam cuidado para não deixar nada fora do lugar, além da empolgação com o trabalho. Isso tudo é refletido em sala de aula também”, enfatizou o prefeito Pedrito.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...