Publicado em: 8 jul 2014

Com 132 anos de existência Governo Federal da prazo para o lixão de Pombal ser erradicado

lixao-de-Pombal-360x243

O lixão de Pombal que existe há 132 anos foi destaque no último domingo (06) em todo o estado da Paraíba. Uma matéria publicada no jornal Correio da Paraíba mostra o local recebendo lixo quando o Governo Federal estabeleceu um prazo até o dia 02 de agosto para o fim dos lixões nos municípios paraibanos.

Assim sendo, falta menos de um mês para que se cumpra a exigência de não haver mais lixão nos municípios, entretanto, a situação não caminha para este fim.

De acordo com a matéria do Correio da Paraíba, as prefeituras tiveram quatro anos para elaborar planos de resíduos sólidos que incluem implantação de aterro sanitário e coletas seletivas, porém, no caso de Pombal, a realidade ainda é o lixão.

A superintendente da Sudema, Laura Farias afirmou que nenhum gestor vai conseguir atender a exigência até agosto e disse que não chegam a 3% os municípios que têm condições de gerenciar seus lixos.

Enquanto isso…
A reportagem do jornal mostrou o caso de Francisca Ana dos Santos (foto), 46 anos, que há dez anos é catadora de material reciclado no lixão de Pombal. Ela torce pela extinção do lixão e planeja trabalhar na coleta seletiva.

O lixão de Pombal que existe desde a fundação da cidade, recebe em média 82,5 toneladas de lixo por dia. A gestão da prefeita Polyana Dutra diz que quando a cidade tiver um aterro sanitário deve passar a receber os lixos dos municípios de: Condado, São Bentinho, Cajazeirinhas, Pombal, Lagoa, Paulista, Jericó, São Domingos e Vista Serrana.

Importante salientar que a gestora afirmou ser impossível acabar com o lixão dentro do prazo determinado pelo Governo Federal. O Ministério do Meio Ambiente prevê multa para este tipo de caso, mas, não esclareceu quem vai arcar com os custos.

A elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos estabelece, entre outros pontos que o gestor municipal implante a coleta seletiva com a participação de cooperativas ou associação de catadores, formadas por pessoas de baixa renda.

 

Portal do Litoral PB

Com Diário do Sertão 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...