Publicado em: 4 jan 2014

Coluna LITORAL todo domingo no Jornal da Paraíba. Circulação em todo estado!

COLUNA LITORAL

Edição deste domingo – 05.01.2014

COLUNA LITORAL DO JP EM PDF

Responsável: Adjamilton Pereira

Responsável pelo conteúdo: Joelma Alves 

IMAGENS DESTA EDIÇÃO 

 

CREDIBILIDADE. Victor Hugo, presidente do Sindifisco na Paraíba

NIVER. O ex-prefeito Aluisio Régis comemorou o primeiro aninho da neta Amanda Maria

SOCIEDADE. As amigas Ana Patricia e Roberta Lira saíram do Piauí para curtir o Réveillon de Jampa

FAMÍLIA. As irmãs Samara e Susy aproveitando o Réveillon na Orla de Tambaú

TRABALHO. Toinho do Sopão, deputado estadual pelo PEN da Paraíba

AÇÃO. Trócolli Júnior, deputado estadual pelo PMDB da Paraíba

NOTAS E NOTICIAS

Medalha

O presidente do Sindifisco-PB, Victor Hugo, recebeu a Medalha do Mérito Clodoaldo Monteiro da Franca, concedida pelo Clube dos Oficiais e Bombeiros da Paraíba.

Local

A entrega da medalha ocorreu na semana passada, nas dependências do Clube dos Oficiais.

Honra

A categoria fiscal sente-se honrada pelo reconhecimento do COPM/BM, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso do Sindifisco-PB.

Contribuição

O Sindicato contribui com o desenvolvimento e aprimoramento das demais instituições representativas da sociedade.

Verbas

O Tribunal de Justiça da Paraíba arrecadou no ano passado mais de R$ 2,5 milhões com o sequestro de contas de 64 municípios para pagamento de precatórios.

Quitação

Em 2013, mais de mil credores tiveram os seus precatórios total ou parcialmente quitados, incluindo as dívidas do Estado e dos municípios.

Parciais

Os dados são parciais e foram fornecidos pela Gerência de Precatórios do TJPB-PB.

Cumprimento

Os municípios atingidos não vinham cumprindo regularmente repasses anuais a que se refere o regime especial instituído pela emenda constitucional 62/2009.

Lista

O TJPB publicou 23 listas preferenciais, beneficiando credores do Estado, de João Pessoa e outros 18 municípios.

Insatisfação

As entidades representantes da Polícia Militar da Paraíba informaram que o Governo emitiu MP agregando alguns Oficias e abriu vagas para Major.

Surpresa

A notícia surpreendeu a todos uma vez que não havia previsão de vagas para promoção. Diante disso, as entidades suspeitam que tais vagas tenham endereço marcado.

Grave

O presidente do Clube dos Oficiais, coronel Francisco de Assis, afirma que a decisão do governador Ricardo Coutinho em promover seu ajudante de ordens foi grave.

Desrespeito

De acordo com o coronel, a promoção desrespeita 110 capitães mais antigos e compromete o processo hierárquico da corporação.

Luta

O Clube dos Oficiais da Paraíba sempre lutou pela abertura de novas vagas para que o processo de renovação dos postos se torne uma dinâmica dentro da corporação.

Violência

Aos olhos e às estatísticas do governador Ricardo Coutinho, a Paraíba ainda é um Estado cujos índices de violência são capazes de atrair turistas e investidores.

Vulnerabilidade

Por falta de uma política de segurança pública a atual realidade comprova que nos últimos três anos a população ficou muito mais vulnerável à ação dos bandidos.

Bancos

No setor bancário, por exemplo, segundo o Sindicato da categoria, somente em 2013 houve um aumento de 103% nos assaltos a agências bancárias.

Postos

Durante todo o ano, o Sindifisco-PB denunciou a falta de policiamento nos postos fiscais, sem que uma medida sequer fosse tomada por parte do Governo.

“Mão na massa”

O deputado estadual Toinho do Sopão, do PEN, foi flagrado durante o recesso parcial na Assembleia Legislativa trabalhando na reforma da Casa do Ambulante.

Função

A Casa do Ambulante está localizada no Centro de João Pessoa, ao lado do INSS, e oferece aos trabalhadores informais um espaço para guardar mercadorias.

Especial

O local tem significado especial para o deputado, uma vez que oferece apoio importante para a tranqüilidade do trabalhador ao final do dia.

Volumes

Na Casa os trabalhadores podem guardar volumes, além de carrinhos de cachorro-quente, pipoca, churros e ainda contam com um espaço de lazer.

Festa

O casal Isabela e Artur Régis promoveu uma grande festa em comemoração ao primeiro aniversário da filha Amanda Maria.

Família

Arthur é filho do ex-prefeito Aluísio Regis e recebeu na festa, família, amigos e diversos convidados, dentre eles o deputado federal Manoel Júnior.

Na Mira

O Ministério Público Federal – MPF, atuou no combate às fraudes em licitações, investigando indícios de irregularidades em seis cidades da Paraíba.

Suspeitas

As investigações giraram em torno de processos de contratação de fornecedores em Sousa, Massaranduba, Assunção, Livramento, Pilões e São Vicente do Seridó.

Operação

Parte dos inquéritos é da operação ‘Garparzinho’, que em 2011 desarticulou um esquema de corrupção entre empresas de fachada para fraudar licitações na Paraíba.

Milhões

A estimativa do MPF é de que o golpe movimentou pelo menos R$ 23,4 milhões. Só em 2013 foram abertos três inquéritos dando continuidade à operação.

Lixo

Há dias as praias do Conde no Litoral Sul da Paraíba estão sem coleta de lixo, fazendo com que os detritos se acumulem em frente à residências e comércios.

Praia

As praias de Carapibus, Tabatinga, Village e Jacumã estão tomadas de lixo em todos os lugares.

Denúncia

A denúncia foi feita pelo grupo “Proteção do Meio Ambiente da Paraíba”, que exige ação enérgica do Ministério Público Estadual

Solicitados

A Vigilância Sanitária Estadual, SUDEMA e IBAMA também estão sendo cobradas pelo descaso e estado de calamidade presenciados por moradores e turistas.

FUNAI

O deputado estadual Trócolli Júnior, do PMDB, está na luta para trazer de volta o escritório de representação da Fundação Nacional dos Índios – Funai, para o estado.

Reuniões

O parlamentar se reuniu com vários representantes de aldeias indígenas da Paraíba para tratar do assunto.

Brasília

Em fevereiro, o parlamentar vai a Brasília para solicitar oficialmente a volta do escritório que foi transferido para o Ceará sem explicação alguma.

Representantes

Indígenas dos municípios de Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto, trataram do assunto junto ao deputado

Prejuízo

A transferência do escritório de representação da Funai para o Ceará prejudicou 22 mil índios na Paraíba.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...