Publicado em: 31 ago 2016

Câmara de Alhandra convoca empresa para esclarecer suspeitas de fraude em concurso

10174781_742137559140242_1135522438014944875_n

A Câmara Municipal de Alhandra convocou a representante do EDUCA PB, banca organizadora do Concurso Público na cidade, para prestar esclarecimentos sobre suspeitas de fraudes e irregularidades na aplicação da prova realizada no dia 21 de agosto.

A convocação é fruto da aprovação de um requerimento verbal de autoria da vereadora Geiza Karla, que foi apresentado no último dia 24 de agosto, no plenário da Casa durante pronunciamento.

A vereadora, durante a sessão, ressaltou que houve várias denúncias de falta de lacre nas provas e da falta de envelopes de segurança para guardar aparelhos eletrônicos no dia do certame, além da ausência de detector de metais nas entradas dos locais de prova para realização dos exames.

Após as denúncias e convocação da vereadora, a segunda parte do certame, com provas realizadas neste domingo (28), a empresa Educa PB, tomou providências e contratou uma empresa de segurança e a entrada com aparelhos eletrônicos foi proibida. “Enfim, após a nossa denúncia em plenário e realização da segunda prova no dia 28, fica comprovado que a primeira etapa de fato não atendeu aos requisitos básicos de segurança para a correta aplicação das provas”, destacou Geiza Karla.

Vários candidatos que realizaram as provas, estão tomando providências cabíveis para acionar o Ministério Público no intuito de contestar a forma como foi realizada a aplicação das provas no dia 21 deste mês. Eles apontam vazamento de gabarito, falta de detector de metais nos locais de prova, só haviam detectores nos banheiros, as provas não foram lacradas e carros particulares teriam transportado as provas. Todas essas denúncias foram apresentadas ao vereadores Alhandrenses que querem ouvir a explicação da Educa Assessoria, sobre tais denúncias.

Durante a sessão do dia 24, o vereador Valfredo José, questionou o vereador Edilson Nunes, líder do Governo Municipal, sobre a informação que a empresa já havia prestado algum serviço ao município antes da contratação da mesma. Edielson ficou de averiguar a informação que seria repassada hoje, porém, o vereador governista na sessão de hoje não respondeu ao questionamento.

A empresa Educa Assessoria Educacional, porém, enviou ofício alegando surpresa pela convocação e desconhecimento acerca de denúncias que supostamente envolvem o nome da empresa. O documento, discorre sobre os quinze anos de experiência no mercado e participação em mais de 50 concursos e processos seletivos homologados e demais serviços prestados com base na ética, transparência e estrita legalidade.

Ainda no documento, a empresa se compromete a prestar os devidos esclarecimentos assim que estiver ciente das referidas denúncias.

A parlamentar lembrou que o pedido é de averiguação para que as suspeitas sejam sanadas em nome da ética, transparência e respeito aos participantes do referido concurso público.

O presidente da Câmara Daniel Miguel afirmou que o parlamento alhandrense tem como principal função legislar, bem como fiscalizar a atuação de quem presta serviço ao município, e se essas suspeitas existirem, que possam ser apuradas. “Estamos fazendo nosso papel de fiscalizar, portanto, não vamos cessar até que tais denúncias sejam esclarecidas. Espero que o representante da empresa compareça e cumpra a convocação, pois quem não deve, não teme”, pontuou Daniel.

Enfim, na sessão desta quarta-feira (31), foi aprovado um novo requerimento de convocação, para que a representante da empresa compareça no dia 14 de setembro na Câmara Municipal. “A convocação é pra ser cumprida. A representante deveria ter vindo até a Câmara, se informado sobre as denúncias e pedir um prazo para esclarecer. Mas, descumpriu a convocação e se justificou nos enviando um oficio”, informou a vereadora.

Abaixo o oficio da Educa Assessoria respondendo a convocação da Câmara Municipal de Alhandra

14193796_1120049208071528_50819783_n14194224_1120049028071546_1021052330_n

 

Portal do Litoral 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...