Publicado em: 27 jan 2015

Aluno do IFPB com doença motora de origem mental conclui curso técnico

Paulo Fernandes foi o primeiro aluno com DMOC a concluir um curso técnico no IFPB 

TCC acessibilidade 2 TCC acessibilidade

Elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso, famoso TCC, faz parte da vida acadêmica dos estudantes. Nessa semana, vários alunos dos Cursos Técnicos do Campus João Pessoa apresentaram o resultado das suas pesquisas. Entre eles, um marcou também a conclusão de um ciclo de aprendizagem do primeiro estudante com Doença Motora de Origem Cerebral (DMOC) a finalizar o Ensino Técnico Integrado, Paulo Roberto da Cunha Fernandes Júnior.

Ao lado de seu amigo e companheiro de TCC, Pedro Rodrigues Araújo Meneses, Paulo apresentou na última quarta-feira (21), o trabalho “Sugestão e Estudo para Adaptação dos Laboratórios de Eletrônica”, sob a orientação da professora Jeanne Baquehais e coorientação do professor Aarão Pereira. A ideia central do TCC foi apresentar algumas soluções para os obstáculos que Paulo enfrentou durante as aulas nos laboratórios do Curso de Eletrônica, por causa das limitações advindas com a DMOC, anteriormente denominada Paralisia Cerebral. O trabalho propôs alguns métodos e recursos didáticos que podem auxiliar estudantes com mobilidade reduzida e com DMOC.

Os estudantes mostraram conceitos e exemplos de Tecnologia Assistiva, área do conhecimento que engloba produtos, recursos e equipamentos desenvolvidos para projetos que dão mais autonomia aos deficientes. O resultado de questionários, aplicados a docentes e alunos, constatou-se que a maioria dos professores teve dificuldades para ensinar alunos com deficiência e necessitavam de auxílio de cuidadores ou monitores. Por fim, Paulo e Pedro apresentaram sugestões de bancadas adaptáveis para os laboratórios de Eletrônica.

“O aluno com deficiência pode sim cursar Eletrônica, com as devidas adaptações dos ambientes”, afirmou Pedro. Esse pensamento foi compartilhado por todos os avaliadores da banca, professores Jeanne Baquehais (Curso Técnico de Eletrônica), Aarão Pereira (Curso Superior de Design de Interiores), Valéria Matos (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais-NAPNE) e José Aniceto Duarte (Curso Técnico de Eletrônica).

Para o professor Aarão a temática do trabalho além de atual demonstra a sensibilidade da orientadora e dos alunos ao tratarem de inclusão. “É privilégio participar de um TCC tão importante para a instituição e que remete a interdisciplinaridade, fazendo que as áreas dialoguem, no caso os cursos de Eletrônica e Design de Interiores”.

O professor Aniceto, responsável pelos TCC do Curso de Eletrônica, explicou que em cada turma, pelo menos dois trabalhos deveriam ser sobre acessibilidade e disse que espera que nos próximos anos, mais pesquisas sejam voltados para essa temática.

A orientadora do trabalho, professora Jeanne, fez questão de esclarecer que a participação de Paulo foi efetiva, trazendo links sobre tecnologia assistiva e sempre dando retorno do que precisava ser incluído no trabalho. “Ele tem uma presença de espírito muito marcante, sempre motivando a todos. Foi uma oportunidade de crescimento muito grande. Estou agradecida aos meninos e a Deus pela dádiva de ter trabalhado com eles”, finalizou.

Em nome da Gestão do Campus João Pessoa, a chefe do Departamento de Ensino Superior, professora Michele Beppler, parabenizou Pedro e Paulo e os docentes envolvidos na realização do TCC. “Fico muito feliz de ver pessoas dispostas a ajudar os outros simplesmente para fazer o bem ao próximo”, refletiu.

Ao final, colegas e professores fizeram questão de falar algumas palavras sobre a trajetória de Paulo. Para Pedro, a amizade surgiu naturalmente na convivência dos quatro anos de curso.” A amizade foi se construindo diariamente. Eu notava que ele precisava de ajuda e eu me disponibilizava para ajudar. Espero que ele procure crescer e continue estudando. Desejo o melhor”, disse o colega. Já a coordenadora do NAPNE, professora Valéria, ressaltou a importância de enfocar a acessibilidade e dar o primeiro passo em busca de adaptações. A docente expressou sua alegria ao participar com Paulo do momento de conclusão do curso. “Paulo disse uma frase que me marcou e que levo sempre comigo: ‘Professora, eu acolho o meu caminho, sei que vai ser difícil, mas eu abraço o meu caminho'”, disse emocionada.

Paulo pretende estimular as transformações na UFPB, já que com o bom resultado no ENEM (ele alcançou 900 pontos na redação), ele pretende cursar Biblioteconomia ou Arquivologia. “Estou muito feliz, com o sentimento de dever cumprido. eu sempre quis estudar e então é uma honra estar nessa escola e ter conseguido meu diploma depois de quase cinco anos. Eu sempre falo que se a vida melhora é porque você evoluiu o suficiente para enfrentar as dificuldades, senão a vida piora”, refletiu o estudante e, agora, concluinte do curso de Eletrônica, Paulo Fernandes.

 

*Daniela Espínola – jornalista do IFPB/Campus João Pessoa

 




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