Publicado em: 9 abr 2019

Alguns motivos pelos quais é melhor escolher casas para alugar

Depois de alguns anos morando de aluguel, considera que chegou a hora de comprar uma casa. Pensar em um futuro com filhos, uma família grande, um quintal, uma pequena horta, um cachorro… Mas uma dúvida anda solta e não permite a decisão: comprar uma casa requer ter o dinheiro total ou arriscar em um empréstimo. Nesse caso, não seria melhor escolher casas para alugar direto com proprietário?

A questão é decidir tendo a certeza de estar tomando o caminho correto. Muitas pessoas sonham com a possibilidade de poder comprar o próprio teto, como também com a possibilidade de criar uma família e de ter um futuro promissor. Tudo tem o seu lado positivo quanto o negativo. Ter que decidir entre casas para alugar ou casas para comprar é importante e uma má decisão pode trazer conseqüências indesejáveis.

ALT imagen A: casas para alugar

Ainda hoje muitas pessoas consideram que alugar é jogar dinheiro fora e que comprar a própria casa é um bom investimento, mesmo tendo que pedir um empréstimo. É claro que cada caso é um caso, mas não é por acaso que atualmente é mais conveniente alugar. É uma questão cultural a opção de ser dono de uma propriedade, mas existem motivos fortes para considerar o contrário.

Porque apartamentos ou casas para alugar é a melhor opção

1) O preço que figura nos anúncios de venda não é o preço final. A compra de uma casa exige mais despesas, como:

  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis.
  • Registro do imóvel.
  • Escritura pública.
  • Reformas e reparos na casa.

2) Sendo proprietário, há despesas que deverá assumir, como por exemplo:

  • Condomínio (se a propriedade estiver dentro de um condomínio com espaços comuns como piscina, churrasqueira, quadras poliesportivas, etc.).
  • IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).
  • Seguro.
  • Manutenção de rede elétrica.
  • Manutenção de tubulações e esgoto

Já luz, água, gás, telefone, são despesas que também um inquilino deve pagar.

3) Decidir comprar um imóvel como investimento hoje em dia é uma opção incerta. A economia do país e a economia no mundo vão mudando, e se no passado era um bom negocio, hoje em dia há taxas, impostos e diversas despesas que não configuram uma certeza de estar fazendo um bom negocio. O preço de uma casa depende de muitos fatores!

4) Comprar uma casa significa ter poupado durante muito tempo para conseguir ter o dinheiro da compra. Ou pensar num empréstimo bancário e entrar num labirinto de taxas, porcentagens, juros e uma bateria de coisas que acabará dando dor de cabeça mesmo. A dívida com o banco poderia ser eterna!

Vale a pena então procurar casas para alugar?

A resposta seria “sim”. Se tiver um dinheiro poupado é melhor fazer um investimento no banco do que pedir dinheiro emprestado para completar o valor da compra de uma casa e viver só para pagar essa dívida.

Esse tipo de esforço econômico  permite cumprir o sonho da casa própria, mas pode transformar a vida num suplício, sem divertimento, sem viagens, sem passeios, porque o dinheiro deve ir direto para as taxas e despesas do empréstimo solicitado! Vale a pena tamanho sacrifício?

Uma casa própria prende a gente a ficar morando a vida toda lá. E se quiser mudar de bairro, de cidade? Um problema vender sem ter pagado o 100% o valor… Antigamente as pessoas costumavam trabalhar por anos na mesma empresa. Mas neste mundo globalizado, os empregos mudam, as possibilidades de viver outras experiências em outras cidades, ou até em outros países, é uma constante. Então, é bom ficar preso a uma casa própria que exigirá anos para acabar de pagar?

A modernidade exige uma adaptação constante, e isso é muito importante. Ter a casa própria vai dificultar a decisão de mudar de cidade por causa de um bom emprego. Mas se for uma casa alugada, a mudança será mais fácil, não haverá o apego a um lar que não é próprio!

Definitivamente, pensar em uma casa como investimento é errado, porque um investimento traz benefício econômico com o decorrer do tempo. A compra de uma casa não gera ingressos, mas sim despesas mensais. Fora o fato de que geralmente uma casa é um objeto de consumo e, portanto, provoca despesas de manutenção e moradia.

Morar alugando e conseguir investir mensalmente um dinheiro, permitirá que esse dinheiro cresça ano após ano e, assim, você poderá viver com as vantagens de não ser dono de uma propriedade e chegar à velhice com uma boa poupança!




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...