Publicado em: 1 set 2018

Abandonada, população de Lerolândia pede socorro ao poder público, em Santa Rita

Famílias desabrigadas estão sobrevivendo em obra abandonada de uma creche

Esgoto à céu aberto na localidade

A falta de perspectivas para um futuro melhor, o abandono e o descaso, são as principais reclamações dos cerca de 4 mil moradores do Distrito de Lerolândia, na cidade de Santa Rita. Os moradores denunciam a falta de infraestrutura com esgoto à céu aberto, escuridão, falta de água e ainda que não há medicamentos do Posto de Saúde e muito menos médico. Para conseguir atendimento na área de saúde, os moradores se deslocam até o  município vizinho  de Lucena.

De acordo com os moradores, o poder público em Santa Rita esqueceu que Lerolândia faz parte da cidade e os excluiu de todo e qualquer serviço oferecido pela Prefeitura. Os moradores contam que não existe rede de esgoto e convivem com o mal cheiro e esgoto a céu aberto, além da falta de serviços básicos, como coleta de lixo, água, asfalto, segurança e lazer. A creche que atende as crianças na localidade só funciona das 07h às 10h por falta de merenda.

“Estamos abandonados à própria sorte; não conseguimos sequer conversar com representantes da Prefeitura responsáveis. Além da falta de energia elétrica e água tratada, ainda temos que conviver com a violência devido a escuridão e falta de segurança”, relatou.

Além de tudo isso, a obra de uma creche que foi abandonada abriga 12 famílias desabrigadas que não tem onde morar. As famílias já receberam a ordem de desocupação do judiciário, porém nunca foram procuradas por representantes da Prefeitura.

“Ninguém da prefeitura veio aqui falar com a gente ao menos para nos cadastrar em projetos sociais, vivemos aqui, nessa obras abandonada pois não temos onde morar”, disse uma dona de casa que tem uma filha deficiente e não consegue nem sequer exame para a jovem.

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PSDB) parece que não vê o caos instalado na cidade e lançou a esposa para concorrer ao cargo de deputada estadual.

Direitos do cidadão
Os direitos garantidos são muitos e estão definidos na Constituição, na Declaração Universal dos Direitos do Homem e em outras leis. Os direitos podem ser classificados em civis, sociais e políticos.

Direitos civis
Os direitos civis são os que têm o objetivo de garantir a liberdade individual e a igualdade entre as pessoas. São os principais:

direito à vida;
direito à liberdade de expressão;
liberdade de ir e vir;
igualdade entre homens e mulheres;
proteção da intimidade e da vida privada;
liberdade para exercer sua profissão;
direito à propriedade.

Direitos sociais
Os direitos sociais são os direitos que garantem e protegem a qualidade de vida e dignidade do cidadão. Estão previstos no art. 6º da Constituição Federal:

educação;
saúde;
alimentação;
trabalho;
moradia;
transporte;
lazer;
segurança;
previdência social;
proteção à infância e à maternidade;
assistência aos desamparados.

 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...