Publicado em: 8 jul 2015

5ª Conferência Municipal de Saúde de Caaporã é realizada com sucesso

imagem-3

A Prefeitura Municipal de Caaporã por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste quarta-feira, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a 5ª Conferência Municipal de Saúde, tendo como tema principal “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro.”

A conferencia teve inicio as 09h com a leitura do regulamento pela Diretora de Vigilância Sanitária, Monick Thalita. Logo após a comissão da Mesa foi formada pela Secretária de Saúde do Município, Miriam Domingos, a Primeira Dama, Dra. Ivanilda Souza, representando o Prefeito Dr. João Batista, o representante do Poder Legislativo, o vereador Oto Mariano, o Conselheiro de Saúde, Maurício Pessoa, a Convidada, Edjanece Guedes.

Fizeram-se presentes ainda na solenidade, a Secretária Municipal de Educação, Lenira Rodrigues, a Secretária de Assuntos Institucionais, Carmem Dolores, as Vereadoras Ivanilda Correa, Nô de Cupissura, o Diretor da 1ª Gerencia Regional de Saúde, Joseíldo Martins e o Representante da Destilaria Tabú, Milton Santos, o coordenador da Rádio Caaporã FM o senhor Rosendo Júnior, e também o Radialista Luiz Cláudio.

O Diretor da 1ª Gerencia Regional, Joseíldo Martins, disse que a reunião que se forma hoje, junto com os profissionais de saúde que estão participando do evento, tem a oportunidade de delimitar soluções para possíveis problemas ainda existentes no município. Falou também do esforço de todos profissionais da área de saúde para a consolidação de um melhor sistema predominante e, que essa é uma meta, não apenas dos especialistas da área, mas de toda população.

A Palestrante Convidada, Edjanece Guedes, falou, entre outras coisas, da importância de todos tentarem entender o porquê de tanta deficiência no Sistema de Saúde do nosso País, uma vez que esta problemática surge dentre outras várias áreas, deficientes e, correlacionadas. “Temos várias Reformas Pendentes em nosso País as quais influenciam diretamente na construção de uma boa Política Social de Saúde, tais como; Reformas Democráticas, Tributárias, Poder Judiciário, Democratização dos Meios de Comunicação, o Enfrentamento das Desigualdades e Iniquidades na Saúde, Defesa dos Princípios do SUS (Sistema Única de Saúde), entre outros”, disse a Palestrante.

O Segundo bloco da Conferência, foi marcado pela criação de grupos de debates, os quais discutiram sobre as problemáticas: Direitos à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade, Participação Social, Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, Financiamento do SUS e Relação Público – Privado, Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde, Educação e Política de Comunicação do SUS, Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS, Reformas Democráticas e Populares do Estado, onde na ocasião as 154 pessoas participantes, entre usuários do SUS e profissionais de saúde, se dividiram em 3 eixos de discussão.

imagem-2pageimagem-1

 

Luiz Cláudio com secom




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...